quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

3, 2, 1... Acção!

Podemos dizer que hoje tivemos uma aula um tanto ao quanto diversificada... Isto como quem diz, o grupo repartiu as tarefas e cada elemento esteve ocupado com algo diferente.

A primeira coisa que fizemos foi "por o contador Geiger em acção" e iniciámos assim as nossas medições de radioactividade aqui na escola, que vamos utilizar para o nosso estudo. Começámos por uma pequena sala que faz parte do Gabinete de Física, que é bastante pequena e pouco arejada. Passada uma hora, resolvemos abrir a porta dessa sala e fizemos outra medição, para tentarmos perceber se existe relação entre as condições de arejamento e os valores de desintegrações por minuto. Aliás, o nosso estudo vai passar muito por isto, fazer mais do que uma medição por lugar, variando entre elas as condições de arejamento e ventilação. Lá mais para o final deste segundo período já teremos vários resultados e as conclusões serão aqui apresentadas.

Numa outra fase da aula, estivemos divididas entre o cartaz informativo e a actualização do portefólio (questões relacionadas a actualização dos sumários). O conteúdo a ser apresentado no cartaz já está definido e o que andamos agora a tratar tem haver com questões estéticas. Prevemos que depois do Carnaval este esteja pronto, e o mais tardar no final de Fevereiro será afixado pela escola.

Há ainda uma pequena novidade: tivemos a ideia de criar um filme sobre a temática da radioactividade, que também servirá para divulgar/sensibilizar a comunidade escolar. Está claro que este filme será uma espécie de "curta metragem caseira", mas ainda só andamos com alguma ideias... Vamos ver como isto vair correr (se tiverem sugestões, são muito bem vindas!!).

Palavras-chave: acção e criatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário