sábado, 17 de abril de 2010

Medições com o contador Geiger

A par das actividade que vamos desenvolvendo nas aulas de Área de Projecto, este período iremos efectuar algumas medições com o contador Geiger na escola, em nossas casas e talvez em alguns locais públicos, de forma a conseguir um conjunto de resultados que nos permitam tirar algumas conclusões plausíveis. 

Começámos esta semana com estas medições, sendo que uma de nós levou o contador Geiger para sua casa e efectuou algumas medições. Eis o que nos diz:

Hoje foi possível trazer o contador para minha casa, e a verdade é que foi uma experiência interessante. Para além do interesse dos meus pais pelos resultados que estava a obter, foi bom poder comprovar em minha casa como o simples arejamento de uma hora pode alterar a concentração do radão numa divisão.
Fiz um conjunto de seis medições, em três divisões diferentes. Em cada divisão fiz uma medição sem que o espaço fosse arejado e outra em que houve arejamento (abertura de portas e janelas). Em todas as medições, houve uma diminuição das contagens por minuto nos espaços arejados, e a grande prova disso foi mesmo a medição que efectuei no meu quarto. Bastou apenas uma hora com a janela e porta abertas para que as contagens por minuto diminuíssem em média para metade! Sim, para metade! Isto é um bom exemplo de que aquilo que se fala sobre o radão e aquilo que temos vindo a estudar, não é somente teoria, é algo que está bem ao nosso alcance. O arejamento das nossas casas é uma solução para diminuir a concentração do gás radão no seu interior, e hoje foi possível comprovar isso!

Marília - 13 de Abril de 2010

Os resultados obtidos serão utilizados para o nosso estudo e para tirar as nossas conclusões finais. Ficam aqui algumas fotografias das medições.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário