25 de Janeiro de 2010
Oito dias após o ínico da germinação das primeiras sementes, fizemos a medição das suas alturas.
Um projecto com vista a despertar São Pedro do Sul para a presença de um inquilino indesejável, o radão!
Esta foi uma aula liderada principalmente pela pesquisa que tivemos de fazer para tentar dar resposta ao novo desafio do LIP... Sim, é verdade, já recebemos o segundo teste do secundário e cada pergunta exigiu algum trabalho da nossa parte. Utilizámos a internet como meio de obter informação e aos poucos tentámos dar resposta às sucessivas questões. Sentimos alguma dificuldade em encontrar toda a informação necessária, mas fizemos o que nos foi possível (também com ajuda do nosso professor).
A radiação ionizante provoca efeitos directos sobre as células, quebrando as cadeias de ADN, que provocam a morte celular e/ou impedimento de multiplicação e efeitos indirectos na sequência da produção de radicais livres que por sua vez atacam o ADN ou estruturas celulares. Estas reacções evitam a reprodução dos microrganismos produzindo um efeito de esterilização, ou de descontaminação, conforme o caso.
Pois parece que hoje se festeja o Dia de Reis, isto segundo a tradição cristã, mas por aqui foi simplesmente mais um dia de trabalho. As aulas não param, e hoje voltámos a ter Área de Projecto!
Uma outra coisa interessante desta aula foi o contacto que tivemos com o contador Geiger que a escola adquiriu recentemente e que nós vamos utilizar no nosso estudo. Andámos também a fazer alguma pesquisa no site da marca do produto para perceber melhor como este funcionava e as suas aplicções (a única dificuldade que encontrámos foi no idioma, já que todo o site é em inglês!).
A nossa escola adquiriu recentemente um contador Geiger que permiti realizar "medições de radioactividade", e como estávamos demasiado dependentes da Faculdade de Ciências e Tecnologias e com alguma dificuldade de financiamento, resolvemos que podemos restringir o nosso estudo fazendo medições do gás radão com este aparelho. Como é normal neste momento não sabemos como vamos trabalhar com o contador Geiger, mas nas próximas aulas o nosso professor de Área de Projecto (que é também professor de Química) vai-nos auxiliar na utilização do mesmo. Face a esta decisão, começámos por fazer uma lista dos possiveís locais a fazer as medições (são essencialmente locais públicos) dado que depois de percebermos como vamos fazer as medições (a duração das mesmas e outras condições específicas) temos que estabelecer alguns contactos e obter autorizações para fazer essas mesmas medições o mais rápido possível.