sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A foto da semana

25 de Janeiro de 2010
Oito dias após o ínico da germinação das primeiras sementes, fizemos a medição das suas alturas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mas que grande desafio...

Esta foi uma aula liderada principalmente pela pesquisa que tivemos de fazer para tentar dar resposta ao novo desafio do LIP... Sim, é verdade, já recebemos o segundo teste do secundário e cada pergunta exigiu algum trabalho da nossa parte. Utilizámos a internet como meio de obter informação e aos poucos tentámos dar resposta às sucessivas questões. Sentimos alguma dificuldade em encontrar toda a informação necessária, mas fizemos o que nos foi possível (também com ajuda do nosso professor).

A par desta actividade, continua a nossa experiência "Germinação de Sementes Irradiadas”, a qual temos acompanhado diariamente. Esta nossa primeira experiência está quase a terminar, faltando agora trabalhar os dados e tirar as devidas conclusões.

Palavras-chave: desafio e pesquisa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Centímetros e mais centímetros...

Segunda-feira: início de mais uma semaninha...

Como já tinhamos planeado, hoje começámos com as medições das nossas plantinhas. Sim é verdade, numa primeira parte da nossa aula dedicámo-nos à actividade "Germinação de Sementes Irradiadas" e estivemos a registar as alturas das plantas. De uma forma geral podemos adiantar que as plantas que não foram irradiadas e as que foram irradiadas com menor radição foram as que mais se desenvolveram. Aliás, até ao momento verifica-se a relação que quanto maior é a quantidade de radição absorvida por parte das sementes, menores são as suas plantas... No final da semana vamos voltar a medir as suas alturas para poder finalizar esta actividade e tirar as devidas conclusões.

Numa segunda fase da aula, parte do grupo continuou a trabalhar no cartaz informativo e as restantes estiveram a fazer alguma pesquisa para resolver o segundo desafio do projecto Radiação e Ambiente do LIP. A propósito deste segundo desafio, este é constituido por 5 questões (de verdadeiro e falso, escolha multipla e uma que envolve cálculos) e está relaccionado com o núcleo e a sua desintegração... Até ao final da semana a resolução deste desafio tem que ficar concluída.

E assim passou mais uma aula de AP e claro está, quarta-feria há mais!
Palavras-chave: pesquisa.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A foto da semana



20 de Janeiro de 2010
Primeira medição com o contador Geiger na nossa sala de aula.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

E o trabalho continua...

Nesta aula continuámos a investir na tecnologia que temos à nossa disposição, e assim como nas últimas aulas, estivemos a experimentar o “nosso” contador Geiger e a tentar perceber para que serviam tantas opções. Hoje efectuámos a nossa primeira medição oficial, na nossa sala de aula B4, iniciando-se assim a fase mais importante do nosso projecto: as medições.

Paralelamente ao contador Geiger que esteve a efectuar as medições de forma independente, iniciámos o nosso trabalho na área da sensibilização com o grupo dividido por duas tarefas. Duas de nós estiveram a fazer o cartaz que tencionamos afixar pela escola e as outras duas estiveram a planear como poderíamos fazer um pequeno filme sobre a temática. Assim pusemos mãos a obra, e trabalhámos na recolha de informação e também consolidação de ideias que já tínhamos para o panfleto e que estamos a adaptar ao cartaz.

Como não poderíamos deixar de referir, e quem acompanha o nosso blog deve estar curioso, as nossas plantinhas continuam a dar sinais de muita vida, continuam a crescer em óptimas condições pelo que na próxima segunda-feira iremos registar as primeiras medições da sua altura, para que esses dados possam também ser trabalhados.

Palavras-chave: expectativa e novidade.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sinal de vida!

Depois de um fim-de-semana, vem sempre uma semana de trabalho… Não é esta rotina da maior parte dos mortais? Pois é, esta é também a nossa vida e hoje lá tivemos mais uma manhã de aulas, como quem diz, mais 90 minutos de AP!

Como habitual fizemos uma visita à nossa sementeira, e verificámos que já lá há sinal de vida! Sim, algumas das sementes já germinaram (dos 4 tipos que plantámos, algumas das sementes que foram irradiadas com 0 Gys e 50 Gys começaram a germinar)! Isto já deve ser sinal das diferenças que podemos esperar nos resultados finais, mas nada como esperar para ver como isto vai evoluir (daqui a 8 dias vamos medir a altura das plantas, como já foi indicado no protocolo).

Depois desta pequena e agradável surpresa, dedicámos o nosso tempo ao contador Geiger. Digamos que durante 40 minutos estivemos a trabalhar com o contador e um adaptador próprio para a detecção do radão. Fizemos as medições me contagens por minuto (CPM) na nossa sala de aula, e guardámos todos os registos, para posteriormente trabalharmos. A aula de hoje permitiu-nos perceber como vai funcionar o nosso estudo (isto relacionado com o contador Geiger), e na próxima aula teremos de fazer um plano com os locais em que vamos efectuar essas medições.

Por último, algumas de nós foram falar com o Director acerca dos panfletos que tencionávamos distribuir (que já estão quase concluídos), e em conversa decidimos que seria melhor fazer cartazes A3 para afixar na escola em vez dos panfletos. Outras ideias foram também discutidas, como fazer um artigo informativo para publicar no jornal da escola e num jornal local. Na próxima aula vamos começar a fazer o tal cartaz em A3, que no fundo será uma adaptação do panfleto informativo, logo o trabalho não começará do zero.

E a aula de hoje resumiu-se a isto… Quarta-feira há mais!
Palavras-chave: surpresa e exploração.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Actividade "Germinação de Sementes Irradiadas"

Bem como já puderam certamente ver, começámos com as actividades do Projecto Radiação e Ambiente, mais propriamente com a actividade "Germinação de Sementes Irradiadas". Na segunda-feira passada iniciámos as nossas plantações, achamos no entanto que o mais importante está para vir, quando pudermos tirar as devidas conclusões. Mas nada como dar uma vista de olhos pelo protocolo da actividade para perceber de forma esta nos poderá ajudar.

Fundamentação teórica
Uma das aplicações importantes da radiação ionizante diz respeito à conservação de alimentos. O uso de radiação ionizante permite:
          - controlo ou eliminação de parasitas;
          - armazenamento e conservação de alimentos por um período alargado de tempo.
A radiação ionizante provoca efeitos directos sobre as células, quebrando as cadeias de ADN, que provocam a morte celular e/ou impedimento de multiplicação e efeitos indirectos na sequência da produção de radicais livres que por sua vez atacam o ADN ou estruturas celulares. Estas reacções evitam a reprodução dos microrganismos produzindo um efeito de esterilização, ou de descontaminação, conforme o caso.

Do ponto de vista prático, existem três gamas de doses de radiação que estão relacionadas com os objectivos dos tratamentos:
      1 – Doses baixas de irradiação (até 1 KGy): Radurização – inibição da germinação, retardamento da maturação, desinfestação de insectos e inactivação de parasitas.
      2 – Doses médias de irradiação (1 a 10 kGy): Radicidação – redução do número de microrganismos responsáveis pela deterioração dos alimentos (aumento do tempo de prateleira), inactivação de microrganismos potencialmente patogénicos não esporulados (até níveis não detectáveis).
      3 – Doses altas de irradiação (superior a 10 kGy): Radapertização – redução do número total de microrganismos para garantir a esterilização.

Objectivos
Observar o crescimento de sementes irradiadas com diferentes doses de radiação.
Relacionar a altura e o número de plantas germinadas com a dose de irradiação.

Procedimento experimental
1. Colocar o mesmo tipo e a mesma quantidade de terra nos tabuleiros.
2. Colocar os tabuleiros com as plantas no mesmo local para que as condições de crescimento sejam as mesmas (temperatura, luz e humidade).
3. Para cada valor de dose de radiação colocar o mesmo número de sementes na mesma área de terra.
4. Regar as sementes com o mesmo tipo e a mesma quantidade de água.
5. Fazer uma leitura diária das variáveis ambientais e registar numa tabela.
6. Contar, para cada valor de dose de radiação, o número de sementes que germinaram.

Nota: Gray (Gy) - unidade de dose absorvida no SI. Um gray (Gy) de radiação deposita um joule (J) por quilograma de matéria. 1 Gy = 1 J/kg

Novidade - A foto da semana!

Olá a todos! Temos uma pequena novidade para vocês... A partir de agora vamos passar a colocar no nosso blog, todas as semanas, "A foto da semana", ou seja, uma fotografia que para nós foi a mais engraçada, apelativa ou mais representativa daquilo que se passou durante a nossa semana de trabalho.

A fotografia terá um pequeno comentário, uma espécie de descrição, com a data em que foi tirada.
Comentem e dêem ideias para que possamos melhorar o nosso trabalho!

A foto da semana



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

   


11 de Janeiro de 2010
Dia em que iniciámos a actividade "Germinação de sementes irradiadas". Não somos propriamente jardineiras mas lá tivemos que nos desenrascar!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Quarta-feira... sinónimo de aula de A.P.

Bem hoje foi dia de mais uma aula de Área de Projecto... Embora não tenhamos criado nada de novo, os 90 minutos passaram num instante. Primeiro fomos fazer uma visitinha às nossas sementes, que como é óbvio ainda "não deram frutos", e aproveitámos para lhes dar “alimento”, como quem diz, regámo-las.

De regresso à sala, foi-nos disponibilizado o contador Geiger para que o pudéssemos experimentar e perceber como funciona. Instalámos o programa do radão no computador portátil do professor e começámos a trabalhar com o contador. Isto do trabalhar é como quem diz, estivemos juntamente com o professor a tentar perceber as suas funcionalidades... Na próxima aula vamos continuar a "explorar" o contador Geiger, para ver se começamos o mais cedo possível com as medições do gás radão por São Pedro do Sul.

Mais para o final da aula fomos ao concelho directivo para falar com o Director sobre os panfletos informativos que tencionamos distribuir pela comunidade escolar (isto numa fase inicial), mas como não foi possível falar com ele, segunda-feira também teremos que tratar disso.

E assim se passou mais uma aula... Para a semana continuamos!
Palavras-chave: novidade e exploração.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A época das sementeiras foi oficialmente aberta... pelo menos para nós!


Hoje foi o dia de iniciar a nossa primeira experiência com a "Germinação de Sementes Irradiadas" a qual decorreu na hora da aula de Área de Projecto. O nosso grupo estava bastante animado e cheio de força para entrar nesta nova vertente do nosso trabalho, não só por ser diferente mas também por contribuir de forma positiva para o nosso conhecimento relativo à radioactividade, uma vez que vamos poder ver de perto resultados concretos e a partir daí tirar algumas conclusões.

Tivemos que nos ausentar da nossa habitual sala de trabalho, e ir para o laboratório de Biologia, já que era aí que se encontrava o material necessário para a realização da experiência. Começámos por "arregaçar as mangas e por as mãozinhas" na terra para encher um recipiente, e depois por dividi-lo em quatro partes iguais. Para isto recorremos um pouco à nossa imaginação, já que tínhamos o nosso material um pouco limitado, e fomos até lá fora buscar uns "pauzinhos", aos quais atamos um fio que fez as divisões que desejávamos. Depois fizemos as etiquetas relativas à quantidade de radiação a que as sementes foram sujeitas, e colámos no recipiente. No fim de acertarmos estes importantes pormenores, passámos à realização da experiência propriamente dita. Em cada divisão que tínhamos estabelecido, colocámos a mesma quantidade de sementes, e regámos de forma igual cada uma das divisões. Escolhemos de seguida um sítio que renuísse as mesmas condições quanto à incidência de sol, claridade, entre outras, e deixámos lá o nosso recipiente, que irá permanecer neste mesmo sítio durante 12 dias.

Fizemos questão de fotografar todos os passos da realização da nossa experiência, para que fique registado o trabalho que temos desenvolvido e também como maneira de enriquecer o nosso trabalho e dá-lo a conhecer ao resto das pessoas. Por isso a partir de agora, aqui no blog vão estar disponíveis as actualizações da nossa experiência, que esperamos que te desperte algum interesse!

Vá lá, fica curioso, atento e tenta também participar… Não encontras sementes irradiadas em todo o lado!
 Palavras-chave: entusiasmo e trabalho.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Em Dia de Reis quem não é rei... trabalha!

Pois parece que hoje se festeja o Dia de Reis, isto segundo a tradição cristã, mas por aqui foi simplesmente mais um dia de trabalho. As aulas não param, e hoje voltámos a ter Área de Projecto!

Dando continuidade ao que estávamos a fazer na aula passada, hoje estivemos a ver com mais promenor a actividade "Germinação de Sementes Irradiadas" e andámos a verificar se havia todo o material necessário para a realização da mesma... E já agora, para que saibam, vamos inicar esta actividade já na próxima segunda-feira.
Isto foi bastante rápido e durante o resto da aula dividimo-nos em dois para fazer dois trabalhos distintos: começámos a fazer um panfleto informativo que iremos distribuir na nossa escola, e talvez em outros locais públicos de interesse (depende muito dos gastos que vamos ter) e também um PowerPoint que servirá para divulgar este blog. Ambos os trabalhos têm como objectivo a sensibilização da comunidade escolar assim como a comunidade em geral; esperamos concluí-los já para a próxima semana.

Uma outra coisa interessante desta aula foi o contacto que tivemos com o contador Geiger que a escola adquiriu recentemente e que nós vamos utilizar no nosso estudo. Andámos também a fazer alguma pesquisa no site da marca do produto para perceber melhor como este funcionava e as suas aplicções (a única dificuldade que encontrámos foi no idioma, já que todo o site é em inglês!).

O primeiro bloco de aulas do dia foi passando, e quando demos por nós, já estava no fim!
Palavras-chave: pesquisa, trabalho e criatividade.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

4 de Janeiro - a primeira aula de 2010!

Como foi dito anteriormente, a partir de agora vamos fazer um resumo das nossas aulas de Área de Projecto e do trabalho desenvolvido.

Bem hoje foi a primeira aula deste 2º período e começámos por reflectir sobre aquilo que fizemos no 1º período e sobre aquilo que pretendemos até ao final do ano. No início do ano tínhamos como principal objectivo estudar a Radioactividade Natural em São Pedro do Sul, fazendo medições das concentrações do gás radão, através da instalação de detectores CR-39. Adiámos esta actividade para o 2º período, dado a dificuldade que tivemos com o financiamente dos mesmos, e hoje começámos mesmo por aí: para quando a instalação dos detectores! Pois bem, decidimos que esta já não se vai realizar...

A nossa escola adquiriu recentemente um contador Geiger que permiti realizar "medições de radioactividade", e como estávamos demasiado dependentes da Faculdade de Ciências e Tecnologias e com alguma dificuldade de financiamento, resolvemos que podemos restringir o nosso estudo fazendo medições do gás radão com este aparelho. Como é normal neste momento não sabemos como vamos trabalhar com o contador Geiger, mas nas próximas aulas o nosso professor de Área de Projecto (que é também professor de Química) vai-nos auxiliar na utilização do mesmo. Face a esta decisão, começámos por fazer uma lista dos possiveís locais a fazer as medições (são essencialmente locais públicos) dado que depois de percebermos como vamos fazer as medições (a duração das mesmas e outras condições específicas) temos que estabelecer alguns contactos e obter autorizações para fazer essas mesmas medições o mais rápido possível.

Numa outra componente do nosso trabalho, o projecto Radiação e Ambiente foi também hoje descutido. Como foi já anteriormente referido aderimos a este projecto do LIP que, de uma forma resumida, consiste na realização de algumas actividades (experiências) e desafios (questionários) que estando relacionados com a temática da radioactividade permite, de uma forma dinâmica, expandir o nosso conhecimento. Relativamente a este projecto, durante a aula de hoje estivemos a ver como vamos realizar uma das experiências propostas: "Germinação de Sementes Irradiadas". Vimos com atenção o protocolo da actividade e as suas exigências e acabámos por decidir que vamos inicíar esta actividade já para a semana (depois explicaremos o que vamos fazer).

E assim se passaram 90 minutos...
Palavras-chave desta aula: relfexão, discussão e planificação.

Início do 2º Período - Um novo rumo

Pois é, hoje começou o 2º período e, depois das férias, uma reflexão sobre o que temos feito até ao momento veio mesmo "a calhar"... No início do ano quando delineámos o nosso projecto, achámos que este blog seria uma farramenta útil para divulgar o trabalho que estamos a desenvolver e também para divulgar a temática em si, que para muitos é um tanto ao quanto desconhecida. Nessa altura ainda não sabiamos muito bem como tudo isto ía evoluir, e o que é certo é que aqui pelo blog não fizemos aquilo que inicialmente pensámos fazer. Embora tenhamos publicado algumas coisas sobre a temática, deixámos a divulgação do nosso projecto de lado e o que sentimos neste momento é que temos que mudar o rumo deste blog assim como parte do nosso trabalho.

Então o que se vai passar a partir de agora é o seguinte: tendo em conta que temos aulas de Área de Projecto à segunda e quarta feira, todas as semanas, nestes mesmos dias (2ª e 4ª feira), vamos publicar uma espécie de resumo do que fizemos na aula. Para além disso, outras actividades realizadas extra aula mas de certa forma relevantes para o projecto, serão também divulgadas. Para que a componente informativa não fique de parte vamos ainda publicar regularmente informações e curiosidades que acharmos pertinentes(tencionamos que seja uma vez por semana).

Há ainda uma outra coisa, nesta altura do campeonato temos a noção que o blog é pouco conhecido e mesmo aqueles que por aqui deram uma "espreitadela" não devem ter sentido grande interesse (já que não recebemos qualquer tipo de comentários ou sujestões...). Então um desafio que temos até ao final do ano lectivo é divulgar este blog e despertar algum interesse nas pessoas sobre a problemática da Radioactividade Natural (em particular a existência do gás radão).


Por isso fica aqui o apelo:
ajudem-nos a divulgar a temática Radioactividade Natural, divulguem o nosso blog, façam críticas, dêem sugestões... enfim, PARTICIPEM!