Hoje foi o dia de iniciar a nossa primeira experiência com a "Germinação de Sementes Irradiadas" a qual decorreu na hora da aula de Área de Projecto. O nosso grupo estava bastante animado e cheio de força para entrar nesta nova vertente do nosso trabalho, não só por ser diferente mas também por contribuir de forma positiva para o nosso conhecimento relativo à radioactividade, uma vez que vamos poder ver de perto resultados concretos e a partir daí tirar algumas conclusões.
Tivemos que nos ausentar da nossa habitual sala de trabalho, e ir para o laboratório de Biologia, já que era aí que se encontrava o material necessário para a realização da experiência. Começámos por "arregaçar as mangas e por as mãozinhas" na terra para encher um recipiente, e depois por dividi-lo em quatro partes iguais. Para isto recorremos um pouco à nossa imaginação, já que tínhamos o nosso material um pouco limitado, e fomos até lá fora buscar uns "pauzinhos", aos quais atamos um fio que fez as divisões que desejávamos. Depois fizemos as etiquetas relativas à quantidade de radiação a que as sementes foram sujeitas, e colámos no recipiente. No fim de acertarmos estes importantes pormenores, passámos à realização da experiência propriamente dita. Em cada divisão que tínhamos estabelecido, colocámos a mesma quantidade de sementes, e regámos de forma igual cada uma das divisões. Escolhemos de seguida um sítio que renuísse as mesmas condições quanto à incidência de sol, claridade, entre outras, e deixámos lá o nosso recipiente, que irá permanecer neste mesmo sítio durante 12 dias.
Fizemos questão de fotografar todos os passos da realização da nossa experiência, para que fique registado o trabalho que temos desenvolvido e também como maneira de enriquecer o nosso trabalho e dá-lo a conhecer ao resto das pessoas. Por isso a partir de agora, aqui no blog vão estar disponíveis as actualizações da nossa experiência, que esperamos que te desperte algum interesse!
Vá lá, fica curioso, atento e tenta também participar… Não encontras sementes irradiadas em todo o lado!
Palavras-chave: entusiasmo e trabalho.
O blog está bastante interessante e completo. Achei a informação sobre as Termas muito relevante, pois maior parte das pessoas não sabe que existe um pequenino micróbio, que é tão resistente e que pode ajudar a curar doenças como o cancro :D
ResponderEliminarVi também o vosso power point,e na minha opinião está bastante esclarecedor. É sempre importante informar as pessoas de substâncias que são desconhecidas como o radão, mas que podem ter consequências graves. Só achei que o power point está um bocadinho extenso, mas tbm percebo que há bastante informação que vocês querem divulgar para manter toda a gente informada!! :P