A radioactividade não tem apenas desvantagens podendo ser utilizada nas mais diversas áreas como na agricultura, medicina, na área industrial, alimentícia, entre outros.
Usada de forma correcta e controlada, a radioactividade pode trazer inúmeros benefícios para o Homem.
Hoje em dia a radioactividade é utilizada de três formas básicas: o uso da energia do núcleo do átomo, o uso das radiações que atravessam a matéria e o uso da capacidade na radioterapia ou esterilização de material médico.
A medicina é a área que mais utiliza a radiação, por exemplo, a área de radioterapia utiliza a radioactividade principalmente no controlo do cancro pois o seu principal objectivo é a agressão de tecidos, no caso os tumores.
Na indústria alimentícia utiliza-se radiação de alta energia, permitindo maior durabilidade a frutas, verduras e outros alimentos e evitando o brotamento de ramificações.
Na área industrial utiliza-se radiação para radiografar peças mecânicas e assim diagnosticar defeitos ou peças quebradas.
A radiação é utilizada também na esterilização de materiais.
Dependendo da quantidade de radiação a qual o ser humano é exposto, ela pode causar grandes prejuízos, até irreversíveis e fatais. Em pequenas doses ela é inofensiva para a vida humana, porém, se a dose for excessiva pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea, entre outros.
A radiação ataca as células do corpo individualmente, fazendo com que os átomos que compõem as células sofram alterações na sua estrutura. As ligações químicas podem ser alteradas, afectando o funcionamento das células.
Sem comentários:
Enviar um comentário